quinta-feira, 8 de maio de 2008

PORQUE MENTEM ALGUNS BLOGUERS NA ENFERMAGEM ?

Li isto, através do blog “Doutor Enfermeiro” - http://doutorenfermeiro.blogspot.com/ (post de 5 Maio) que nos remete para outro blog com o nome “Só a enfermagem nos move” - http://soenfmove.blogspot.com/2008/05/mas-ainda-estamos-longe-do-melhor-valor.html (post de 5 Maio). E fiquei chocado.

Reza assim:

“…Com base em dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Alto Comissariado da Saúde (ACS), deixo-vos alguma informação que merece uma reflexão profunda

Ano.........Nº Enf.*......NºMédicos*

2006 .........4,8..................3,5
2005 .........4,6..................3,4
2004..........4,3..................3,3
2003..........4,2 .................3,3
2002..........4,0 .................3,2
*por 1000 habitantes
.
Fonte:
INE
Os dados apresentados representam um aumento de 800 enfermeiros por 1000 habitantes, em 4 anos, e de 300 médicos por 1000 habitantes, no mesmo período…..”


Dei voltas com tamanha MENTIRA, de 2002 até 2006 cada 1000 portugueses, segundo estes dados, passou a ter mais 0,8 enfermeiros. Não como os arautos da verdade dizem que houve “aumento de 800 enfermeiros por 1000 habitantes”.

É só fazer contas, se em 2002 existiam 4 Enfermeiros para 1000 habitantes e em 2006 4,8 Enfermeiros…. Nem sequer existe mais um Enfermeiro para mil habitantes.

Caso queiram fazer contas (regra de 3 simples) e ser rigorosos (duvido), podem sim chegar à conclusão, que para os 10 MILHÔES de Portugueses passaram a existir mais 8 000 Enfermeiros entre 2002 e 2006 segundo o INE.

É falso o que os colegas dizem. Fica qui reposta a verdade dos números.

Só não percebo porque mentem?
Se por fragilidade matemática, ou voluntariamente para induzir os leitores em erro.

terça-feira, 6 de maio de 2008

MEDO !!!!!!!!!!!!!!

A angústia chega por volta desta hora…
Penso nos meus 2 filhos, e fico a pensar no que gostaria que eles vivessem e não vão viver. Sem saudosismo mas com melancolia….
Começo pela história, e desespero quando penso que para eles o 25 de Abril será só um feriado tipo o dia da Imaculada Conceição. No mínimo chocante.
Depois penso que nunca vão saber o que é (foi) um ZX Specctrum e o excepcional som dos jogos a carregar.
Quando passo às doenças a coisa complica, eu tive varicela, sarampo, papeira, escarlatina, etc, etc…. Os desgraçados têm quanto muito varicela e depois tudo o resto são viroses ou a 5ª doença, que ainda ninguém me soube explicar o que é. E agora em vez de irem para o hospital telefona-se para a saúde 24. Qual é a criança que saberá a riqueza artística da iosina ?
Depois penso nas brincadeiras, saberão eles, que giga, era o nome dado à bicicleta, algum deles saberá jogar à carica ou jogar ao bafa?….. Saberão construir uma cabana em cima de uma árvore?
E fisgas, e fazer um papagaio com a cola feita de farinha e água ?
E grilos saberão ter arte e engenho para os apanhar?
Conhecerão o verdadeiro significado da ferida abrasiva, aquela quando caíamos na gravilha? Hoje tudo é sintético….
Mas existem coisas mais tristes, como explicar aos meus filhos a importância do festival da canção ou dos jogos sem fronteiras. Podia ser mau, mas framboesas com canderel não é melhor….
Já nem vou falar da abelha maia, do marco, da heidi dos queijinhos frescos e da Ana Faria…..
E na economia, nunca saberão o que é (foi) o escudo….tentem lá dizer ao petiz o que é o cifrão - $ -.
Algum dia vão saber o que era o restaurador olex ou a pasta medicinal couto…..
Como explicar quem foi o Eng. Sousa Veloso ou o Vasco Granja ou até mesmo o Eládio Climaco…..
E o Totta que já não é Açores, nem o BES é Comercial de Lisboa…..O Fonsecas, o Pinto Sotto Mayor…..
E os táxis porque já não são pretos e verdes……

segunda-feira, 5 de maio de 2008

EM JANEIRO ESCREVIA ASSIM....

"Em Outubro comecei a realizar o curso de complemento de formação, para o qual estou a realizar este trabalho e com o qual tenho tido uma relação bastante satisfatória e regressei ao hospital, agora serviço de Urologia (acordado entre mim e a Sra. Enfermeira Directora), onde fui recebido de forma excepcional por toda a equipa e onde tenho podido desenvolver o meu trabalho, num colectivo multidisciplinar fascinante. A reflexão neste serviço é algo tão habitual como prestar cuidados de enfermagem de excelência, mas continuamos todos apostados em ir mais longe até porque a evolução além de necessária, está ao nosso alcance e o dinamismo é factor desencadeante de um futuro cada vez mais promissor.
Chegou o tempo de me manter inquieto mas de permanecer neste serviço mesmo após o terminus do Curso de Complemento de Formação, o sindicato é presente e será futuro se os Enfermeiros quiserem continuar a acreditar num projecto onde eu esteja envolvido, mas de uma forma menos disponível e reservando a coordenação para gente mais jovem.
A angústia e tensão de voltar ao local de trabalho, deu origem em 4 meses à vontade de por lá continuar, irreverente e inquieto como sempre. Mas acima de tudo certo de que em cada momento da minha vida estou a fazer algo de muito útil e produtivo para uma sociedade que continuo a achar puder ser melhor amanhã. Ser enfermeiro, para mim, também é isto, é transformar muitas vezes o impossível. Como alguém dizia “não sejamos utópicos mas exijamos o impossível”."

IN PORTFÓLIO OLHARES REFLEXIVOS

domingo, 4 de maio de 2008

SER MÃE

"Ser mãe é ser humana
É ser gente, é ser bicho
É viver sem chegar, sem partir
Ser mãe é reconhecer o mundo
Através do amor profundo
É sonhar, é sorrir, é chorar

Ser mãe é descobrir a cada dia
Que a vida recomeça
É olhar com o coração
É música, é dança, é bonança

Ser mãe é não ter sono, nem cansaço
Plantar, adubar e colher

Ser mãe é cantar a felicidade
É ser poeta e também profeta

Ser mãe é falar o necessário
É calar, é olhar, é entender

Ser mãe é abraçar
É acarinhar, é mimar
É ter a sabedoria dos deuses
A paciência do tempo
É não ter contratempo

Ser mãe é ser anjo
É loucura, é aventura permanente

Ser mãe é viver cercada de amor
É o início, é o meio e jamais o fim

Ser mãe é ser assim... "
Jane Botti

SERÁ ... DOS MELHORES POEMAS QUE JÁ OUVI

NÃO DEIXA DE SER UM OLHAR REFLEXIVO !