sexta-feira, 14 de março de 2008

14 MARÇO - DIA DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA

OS ENFERMEIROS NA UROLOGIA DE S. JOSÉ CONTINUAM A CUIDAR INCONTINENTES. TEM SIDO GRATIFICANTE

UM OLHAR SOBRE A DESCONTRAÇÃO

Quando uma pessoa anda a fazer o Complemento de Formação, e faz também daquele espaço algo que extravase os contextos lectivos, surgem momentos como este. Eu e o Paulo Cunha a comer Arroz de Grelos e Pescadinhas de Rabo na Boca (às 6 da tarde) trazidas pela Dália. Fica aqui o meu obrigado à Dália e à sua Mãe. Mais um momento de socialização e de transformar em cada vez mais agradável tudo aquilo que fazemos. Bom Lanche... cada vez mais acho que a vida é composta de momentos e que os momentos são aquilo que nós queremos deles fazer. São servidos?

quinta-feira, 13 de março de 2008

domingo, 9 de março de 2008

O DESPERTADOR SOCIAL

Este fim-de-semana ficou marcado pela grande acção de luta dos Professores.

Importante será saudar manifestantes e organizadores. Os primeiros porque resolveram fazer mais do que dizer coisas como por exemplo “isto não pode ser assim…, …alguém deveria fazer alguma coisa… . ou seja ousaram “perder” algum do seu tempo para uma acção colectiva. Os segundos porque souberam dinamizar e acreditar nos profissionais que representam.

Mas como diria o Mário Nogueira da FENPROF após o dia 8 nada ficará como dantes. Além da justiça da luta, os professores mostraram ao mundo que o que os move não são vitórias imediatas, ou seja manifestaram-se com consciência de que no dia seguinte os ganhos não seriam objectivos. Mas mais do que tudo demonstraram aos Portugueses o desrespeito que um Governo pode ter com os seus trabalhadores.

Nada ficará como dantes porque dia 8 de Março de 2008, tocou o despertador social.

Todos nós acordámos para a força do puder, das maiorias absolutas, da arrogância governativa.
Vimos dois terços de uma profissão na rua, sem separatismos bacocos nem divisionismos. Não vimos falar em “ismos” nem em “istas”. Não se falou em socialismos nem em comunistas, não ouvimos falar em Social democratistas nem em bloquistas… . Não assistimos a professores a dizerem mal de professores. Não lemos nada nem ninguém (professor claro está) a pedir a cabeça de outro professor. Nunca vi professores a pedir a cabeça de outros professores, não vimos ninguém a dizer que o que se tem de fazer é juntarmo-nos mandado uns SMS ou marcando uma acção via Blogues. Vimos efectivamente o trabalho defendido por quem o tem de defender.

E o que ouvi dizer aos Enfermeiros quando viram um País de professores a caminho do Terreiro do Paço:

“Eles é que são unidos, nós nunca faríamos uma coisa destas”


Ora aí está uma afirmação que para mim quer dizer só isto “se alguma organização profissional de enfermagem marcar uma marcha destas, eu não irei”

Os Enfermeiros que se continuam a querer fustigar e depreciar, ainda não perceberam que quando dizem que nós não somos capazes, só estão a manifestar a sua íntima vontade de não adesão à luta.

Esta é a minha opinião, admito existirem outras. Naturalmente que quando estabeleço esta comparação, faço-o à luz do volume de profissionais existentes e das características das profissões. Nós não somos 150 mil, no activo seremos 35 mil e não temos nenhum dia da semana ou do ano em que todos estejamos de folga.

No dia em que todos dissermos, isto é possível na Enfermagem, estamos a assumir que seremos os primeiros a marchar…