sexta-feira, 2 de maio de 2008

quarta-feira, 30 de abril de 2008

A LUTA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

“….Foi desenvolvida uma acção reivindicativa por este Portugal fora, na qual nós (Estudantes, Associações de Estudantes e FNAEE) tentamos sensibilizar os Governantes Civis e o Ministro do M. da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) para as condições em que está a ser ministrado o Curso de Licenciatura em Enfermagem.

Queremos frisar os seguintes pontos:

Aumento abrupto do número de Instituições de Ensino e de estudantes de EnfermagemIncapacidade de resposta por parte do Ministério a nível de subsídios para as Instituições de Ensino. Escassez de locais de Ensino Clínico (que representa 50% do curso) perto das Instituições de Ensino <- chega a haver distâncias superiores a 100kmEsforço economico-financeiro exigido nos Ensinos Clínicos (em acréscimo a todos os outros gastos: propinas elevadíssimas, aquisição de manuais e outros materiais essenciais)Falta de Acção Social (subsídios para os Ensinos Clínicos, incapacidade de previsão de gastos, pouca flexibilidade das bolsas de estudos) Corte orçamental na área da educação e na área da saúdeDesemprego entre outras coisas.

Vai, então, decorrer uma acção de sensibilização no dia 5 de Maio, entre as 16h30 e as 19h, em frente ao Hospital Santa Maria, onde estará presente o Pólo Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

Pretendemos fazer luto académico (traje ou roupa preta) e distribuir panfletos com os tópicos do nosso descontentamento, conversando e sensibilizando as pessoas para a precariedade do estudante de Enfermagem.

Andreia Santos (ESEL - Pólo Francisco Gentil)
Aproveito para deixar referência a este blog http://salaenfermagem.blogspot.com/
É uma iniciativa de alguns Estudantes de Enfermagem..."