sábado, 19 de julho de 2008

ACABA AQUI ESTE BLOG, ATÉ SEMPRE AMIGOS

Tudo tem um princípio e um fim.
É chegada a hora de colocar um ponto final neste Blog. Como um professor uma vez me disse, um Blog “é um diário de determinada etapa ou vivência…”.

Começou tendo por base o complemento de formação e a disciplina de formação em contextos de trabalho, mas rapidamente se transformou em algo em que tive a liberdade de divagar sobre o tudo e o nada. Sem dias ou temas certos deixei-me levar ao sabor do meu mais prazeroso apetite.
Foram transversais neste Blog dois temas, o próprio Curso de Complemento de Formação e a reflexão Social e Sindical da nossa profissão.

Gostaria de prestar o meu agradecimento a todos os que contribuíram para que tal tivesse sido possível:

Paula Alves – A companheira dos bons e maus momentos e musa inspiradora de todo este trajecto académico, mais que um apoio um porto seguro.
Rafa e Zé – Os meus dois filhos que tiveram durante este ano um Pai por vezes mais ausente

João Quintinha e Paulo Cunha – Os camaradas e companheiros de 90 % dos trabalhos realizados, mas acima de tudo verdadeiros amigos.
Cláudia Baltazar, Dália e Margarida - Pessoas que se deixaram descobrir e com quem realizei um dos trabalhos mais interessantes e intensos de todos o CCFE. Não tenho dúvidas que a amizade fica e perdura. Foi a morte nas diferentes religiões que nos uniu.
Fernanda, Sónia, Lídia e Carla – Colegas do meu Hospital com quem fiz um trabalho de Gestão muito bom e que julgo poder servir de base para o lançamento de algumas questões relativas ao Hospital de Todos Os Santos. Brilhante reflexão sobre o futuro. O nosso futuro….
Helena Pinto, Evelise, Miguel, Tânia - Colegas do Pulido e Sta. Maria com quem fiz o primeiro trabalho de grupo, muito se reflectiu sobre formação em contextos de trabalho, foi o primeiro trabalho e o primeiro grupo ainda antes do natal, mas muito bom na reflexão crítica e na troca de experiências.

E de…..tantos outros colegas gostaria de aqui falar, se calhar, todos os outros de uma turma 5 estrelas. Sei que me vou esquecer de alguns, mas sintam-se todos referenciados.

Pelos contributos para o blog, foi das primeiras, destaco a Paula Cruz e o seu texto sobre Cuidados Paliativos, bem como o estudo conjunto para a disciplina de gestão.

Mas tanta gente simpática e amiga conheci com quem pude partilhar momentos muito bons; Sofia Barata, Coimbra, Fátima Mateus, Laureano, Sílvia, Mércia, Gumer ( o nosso espanhol reivindicativo e sempre com razão), Marta ( a mulher dos sapatos bonitos…..), Sandra ( a nossa grávida), Mafalda ( a mulher que precisava que cuidassem dos enfermeiros, e bem ). Desculpa Mafalda ter-te envergonhado numa aula. A Fátima Lavrador que voltei a encontrar mais de 10 anos depois (já sem pertencer à tuna da Bissaya).

Foi ainda gratificante conhecer colegas com uma enorme experiência como o João Beirão e a Judite, símbolos de experiência e maturidade.

E sinceramente todos os outros que aqui não referi nominalmente mas que me ficam na retina pelas melhores coisas. Enfim uma turma especial com gente especial que transformou as 2ªas, 3ªas e 4ªas em algo mais aprazível do que pensaria.

Um agradecimento especial a alguns professores que marcaram este percurso formativo e que por várias ordens de razão não esquecerei: Pedro Lucas – O nosso Orientador, Edmundo Sousa – O coordenador que teve que levar com os nossos desabafos, Camacho Cardoso – Com todo o respeito a pessoa com quem mais divergências tive, mas que de certa forma também me ajudou a crescer, Mota Guedes – responsável pela formação em contextos de trabalho a quem deixamos boas sugestões para continuar ainda que de uma forma mais aligeirada, Gloria Tolleti e Maria José Nogueira – Responsáveis pela cadeira de opção “cuidar de si e do outro”, foi a cereja em cima do bolo deste complemento, cuidaram mesmo de nós, Maria Saraiva – O pragmatismo ao serviço da investigação, contundente e sempre um apoio esclarecido e concreto, Nabais – um colega que nos quis dar uma visão diferente das coisas e do qual fui o responsável por ataques de outros blogues à sua pessoa, Alice Curado – O apoio brilhante na área da estatística.

Um agradecimento especial aos diversos funcionários da escola que tornaram este percurso possível – Olga – a mulher que nos alimentou, D. Celeste – uma recepcionista ao serviço dos estudantes, O Segurança – Homem com quem descontraiamos nas mais elevadas horas da noite(pena não ser portista).

Contudo não poderei terminar este Blog sem outros agradecimentos muito pessoais e vão para 3 mulheres que viveram comigo alguns anos da minha vida diariamente no SEP – A Paula, a Sandra e a D. Umbelina (3 funcionárias do SEP que de forma sistemática se preocuparam em me apoiar, senti-as comigo desde o primeiro ao último dia) . E vou continuar a contar com elas....

Agradeço ainda a algumas pessoas que com as suas reflexões contribuíram para que este Blog fosse possível e tivesse mais conteúdo – Alexandre Castro, Pedro Frias, Bruno Muchagato e José Carlos Martins.

Encerro aqui um ciclo que devo aos meus pais, continuando a ser uma pessoa com mais projectos do que memórias.

E os projectos passam por aqueles a quem ainda não agradeci, mas foram dos que mais ajudaram neste último ano – OS ENFERMEIROS DO SERVIÇO DE UROLOGIA DO H. S. JOSÉ, é com eles que conto continuar a desenvolver competências. Em boa altura tive de regressar ao Hospital e tive uma Enfermeira Directora – Ana Soares, que me colocou um serviço carenciado, mas onde somos ENFERMEIROS. Mesmo com letra grande.

Até sempre, estarei sempre onde se fale ENFERMAGEM
Por fim deixo-vos com um olhar reflexivo de Woody Allen...
"A Minha Próxima Vida"
"Na minha próxima vida quero vivê-la de trás para a frente.Começar morto para despachar logo esse assunto.Depois acordar num lar de idosos e sentir-me melhor a cada dia que passa.Ser expulso porque estou demasiado saudável.Ir receber a pensão e começar a trabalhar.Receber logo um relógio de ouro no primeiro dia. Trabalhar 40 anos até ser novo o suficiente para gozar a reforma. Divertir-me, embebedar-me e ser de uma forma geral promíscuo, e depois estar pronto para o liceu. Em seguida a primária. Fica-se criança e brinca-se, não temos responsabilidades e ficamos um bébé até nascermos. Por fim, passamos 9 meses a flutuar num spa de luxo com aquecimento central, serviço de quartos à descrição e um quarto maior de dia para dia.E depois Voila... Acaba como um orgasmo!!!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Bastonária da Ordem dos Enfermeiros é convidada do «Prós e Contras» de hoje, 14 de Julho - RTP 1 - 22H25

Pela primeira vez na história do programa e da Ordem dos Enfermeiros, a representante máxima da Ordem dos Enfermeiros vai estar presente no palco do «Prós e Contras» - programa da RTP 1 a cargo da jornalista Fátima Campos Ferreira - para comentar a realidade actual da sociedade portuguesa, com especial destaque para o debate do Estado da Nação da passada quinta-feira.
A Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, estará em palco juntamente com os Bastonários da Ordem dos Médicos, Ordem dos Advogados, Ordem dos Engenheiros e Ordem dos Arquitectos.
Na plateia também irão estar presentes representantes de outras ordens profissionais, nomeadamente Ordem dos Médicos Veterinários e Ordem dos Notários.
Recorde-se que em ocasiões anteriores a Enf.ª Maria Augusta Sousa participou no programa «Prós e Contras», mas com intervenções a partir da plateia.