quinta-feira, 8 de maio de 2008

PORQUE MENTEM ALGUNS BLOGUERS NA ENFERMAGEM ?

Li isto, através do blog “Doutor Enfermeiro” - http://doutorenfermeiro.blogspot.com/ (post de 5 Maio) que nos remete para outro blog com o nome “Só a enfermagem nos move” - http://soenfmove.blogspot.com/2008/05/mas-ainda-estamos-longe-do-melhor-valor.html (post de 5 Maio). E fiquei chocado.

Reza assim:

“…Com base em dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Alto Comissariado da Saúde (ACS), deixo-vos alguma informação que merece uma reflexão profunda

Ano.........Nº Enf.*......NºMédicos*

2006 .........4,8..................3,5
2005 .........4,6..................3,4
2004..........4,3..................3,3
2003..........4,2 .................3,3
2002..........4,0 .................3,2
*por 1000 habitantes
.
Fonte:
INE
Os dados apresentados representam um aumento de 800 enfermeiros por 1000 habitantes, em 4 anos, e de 300 médicos por 1000 habitantes, no mesmo período…..”


Dei voltas com tamanha MENTIRA, de 2002 até 2006 cada 1000 portugueses, segundo estes dados, passou a ter mais 0,8 enfermeiros. Não como os arautos da verdade dizem que houve “aumento de 800 enfermeiros por 1000 habitantes”.

É só fazer contas, se em 2002 existiam 4 Enfermeiros para 1000 habitantes e em 2006 4,8 Enfermeiros…. Nem sequer existe mais um Enfermeiro para mil habitantes.

Caso queiram fazer contas (regra de 3 simples) e ser rigorosos (duvido), podem sim chegar à conclusão, que para os 10 MILHÔES de Portugueses passaram a existir mais 8 000 Enfermeiros entre 2002 e 2006 segundo o INE.

É falso o que os colegas dizem. Fica qui reposta a verdade dos números.

Só não percebo porque mentem?
Se por fragilidade matemática, ou voluntariamente para induzir os leitores em erro.

20 comentários:

Anónimo disse...

Enfº Rui,
penso que talz se deve a um mero erro ortográfico. Qualquer português, mesmo analfabeto vê que isso não é possível, quanto mais os próprios enfermeiro.
Penso (desculpe) que está a fazer uma tempestade num copo de água usando para isso o primeiro erro que viu nesses blogues (ainda que seja meramente ortográfico).
Lamento que tenha colocado este post.

Anónimo disse...

Acho que efectivamente pode ser uma tempestade nun copo de água que o enfº Rui está a fazer, contudo se olharmos para os artigos colocados nos blogues em causa! Eles são anti-tudo e do mais destrutivo que há.
Os blogues em causa nomeadamente o DR. Enfermeiro, o SEM e outros que tais, só falam de rácios e do excesso de enfermeiros. destroem tudo o que nunca conseguiram vencer, se é que alguma vez foram candidatos.
Nunca afirmaram aquilo que é uma verdade - faltam enfermeiros em portugal e o desemprego só é fruto do governo em quem eles mesmos votaram. A confusão entre 800 ou 0,8 leva os ciberatentos a pensar que existem mesmo enfermeiros em excesso. Mas admito que tenha sido um erro.

Anónimo disse...

"faltam enfermeiros em portugal e o desemprego só é fruto do governo "


Deve estar a gozar! Diga isso aos 5mmm enfermeiros desempregados. A culpa não é só do governo, os próprios privados estão a reduzir nos enfermeiros e ninguém votou neles!
Ponha-se fino e defenda a classe...

Anónimo disse...

Quem ditou as regras de destruição do serviço público? e autorizou os privados a surgirem como cogumelos e a funcionar com poucos recursos? quem criou uma entidade reguladora da saúde que nada regula?
Leia o programa do governo actual e vai perceber. digo mais "faltam enfermeiros em portugal e o desemprego só é fruto do governo e das suas políticas".
Existe lugar para os tais 5 mil de que fala.
E o que os colegas e bloguistas como você defendem é criar nos desempregados a ideia que eles não são necessários e por isso estão no desemprego.
Eu por mim digo que os colegas que estão no desemprego ainda teem lugar para funções permanentes.

Anónimo disse...

http://o-enfermeiro.blogspot.com/2008/05/rui-santos-e-ideia-da-conspirao.html

FILMES MARADOS disse...

Estes colegas, são fascinantes acham que eu tenho mais culpa do que se passa na profissão do que o Socrates, a avaliar pela quantidade de vezes que me citam.

Anónimo disse...

O colega é citado pelas barbaridades que diz. Tenho seguido este debate atentamente e digo-lhe que o colega mais parece viver noutro mundo! É pena....

FILMES MARADOS disse...

Mais algumas barbaridades minhas ditas ao só a enfermagem nos move - SEM:

SEM - Já agora, pode dizer-nos qual a sua opinião em relação ao nº de enfermeiros? É excessivo é insuficiente?

EU - Para mim o número de enfermeiros é insuficiente. Os quadros ds hospitais têm mais de 20 anos e mesmo assim estão por preencher. Continua a existir RHA, Horas extras e duplo emprego. Estas 3 coisas só por si revelam que faltam enfermeiros. Se quisermos falar de Enfermeiro de familia faltam em Portugal e segundo dados assinados pelo governo - 1 enf para 300 a 400 familias - assim nos CS faltam mais de 10 000. Se falarmos de usf´s os rácios são de mais médicos por usf do que enfermeiro, algo está mal. No mundo hospitalar podem-se estar a reduzir camas públicas, mas as privadas dispararam sem o reflexo necessário de Enfermeiros. Quantos enfermeiros gozam as 105 horas de formação anual a que têm direito? Os colegas no desemprego têm mercado de necessidade.
se quisermos falar de lares então.....não podemos ser meros dispenseiros de medicção ou controladeiros semanais de pensos.
Nos paliativos, no ambulatorio, nos continuados, na diabetes, na HTA, na estomoterapia.... tantos projectos e programas de saúde para empregar jovens no desemprego. mas podia falar dos call-center, da saúde ocupacional, etc, etc....Os enfermeiros noutros países fazem programas de rádio sobre estilos de vida saúdavel..... dos 200 enfermeiros da saúde 24, algum faz daquilo o seu primeiro emprego ?
è imoral dizer que não faltam enfermeiros quantos muitos de vós têm 3 ou 4. Haja decência.

SEM - E em relação ao nº de vagas para enfermagem? E ao nº de escolas?

Eu - Defendo claramente um plano de formação baseado em necessidades futuras, assente no sistema de certificação de competÊncias profissionais. Mais do que o nº de escolas, assusta-me a qualidade do ensino. daí a necessidade de um ano de ensino tutelado.

se isto são barbaridades? para mim é a minha opinião

Anónimo disse...

"Continua a existir RHA, Horas extras e duplo emprego. Estas 3 coisas só por si revelam que faltam enfermeiros."

Desculpe, mas o colega é estúpido. Andam todos a lutar por salário melhores, o SEP por salário piores.

1 - RHA. é uma forma de ser pago à altura de outras profissão. se desse oportunidade de escolha, todos quereriam.

2 - horas Extra. Se fosse inteligente saberia que é impossível banir as horas extra dos sistemas de sáúde, por vários motivos, entre eles os picos epidémicos e sazonais.

3- duplo. de não fosse bursso, saberia que muitos patrões não querem admitir quadros próprios. os enf em acumulação são mais experientes. além disso, há milhres de part-times que não servem de emprego a tempo inteiro a ninguém.
Temos que pensar na autorelização.


COMPREENDE AGORA PORQUE É QUE O SEP ESTÁ CADA VEZ MAIS SOZINHO E QUE POUCOS ENFERMEIRO SE ASSOCIAM ÀS SUAS LUTAS E GREVES!!!!!!!

Anónimo disse...

"Defendo claramente um plano de formação baseado em necessidades futuras"

COMO ESTE QUE TEMOS E QUE PROMOVE 5 MIL ENF NO DESEMPREGO?

Anónimo disse...

Ó RUI..... CALA-SE!

Anónimo disse...

curioso é os SEP lutar contra o fim dos RHA... quando os enfermeiros os querem manter...

O SEP quer lutar contra o fim das acumulações, mas os enfermeiros querem manter...

partilhas ideias comunas com a ordem, mas não são partilhadas com os próprios enfermeiros....

por isso não têm futuro!

FILMES MARADOS disse...

Podem apelidar-me do que quiserem, contudo as minhas ideias são as minhas, e não falo por ninguém (pelo menos neste blog). Claramente hoje não existe nunhum plano de emprego nem de formação.
Quanto ao rha e as horas extra, são a falsidade da nossa remuneração. Eu continuo a querer ganhar como licenciado e a fazer 35 horas. Não entendo o RHA como algo que sirva para encobrir o que deveriamos ganhar e não ganhamos.
A minha Instituição tem sido em lisboa das que mais enfermeiros tem admitido precisamente porque acabou com o RHA. Continuo a afirmar que mesmo assim precisa de admitir mais gente. Por isso sempre que converso com alguém com poder para fazer admissões, ponho isso na frente do RHA (que muito jeito dá é certo).
A Vossa (desculpem são anónimos, não sei se são muitos , ou a mesma e unica pessoa)preocupação será verdadeiramente com o desemprego ou com um conjunto de coisas que tinham e estão a deixar de ter.
Relembro que sazonal e de excepção é o RHA - "para acorrer a necessidades pontuais dos serviços", não para acorrer ao endividamento que os enfermeiros foram contraindo.
Desculpem não ser populista nem demagógico. Não procuro votos nem sguidores das mminhas opiniões. E quem vos escreve é o Rui Santos, e a opinião é só dele não de nenhum colectivo.
Contudo sou fã dos colectivos, participo sempre que posso. Sinto que sou tranformador nas AG da OE nas reuniões das associações e dos sindicatos. O que por aqui faço é verter opiniões, partilhar um diário com reflexões minhas, sabendo que a força trnsformadora social não é por aqui que se faz.
Quanto a ser estúpido, só se for por reflectir e não apagar nenhum comentário.
Qauanto a ser bursso não conheço a palavra.
Calar-me nunca, nasci em 73 e felizmente existiu gente por essas alturas preocupadas com o silêncio imposto.
Virem ao meu blog mandarem-me calar é no mínimo incomodativo para quem o faz, não para mim. Na minha casa não me mandam calar.
Dá-se ao trabalho de ler e de mandar calar sem dizer nada de novo. Brutal.
Eu digo falem, apareçam, dêem a cara, mesmo que seja para discordar de mim.
Aqui não há censura, o 25 de abril de 74 passou por aqui (vão chamar-me comuna), mas não me ofendem.

Anónimo disse...

"Eu continuo a querer ganhar como licenciado e a fazer 35 horas. Não entendo o RHA como algo que sirva para encobrir o que deveriamos ganhar e não ganhamos."

Também eu. Mas enquanto não ganhamos como licenciados, temos de comer e pagar a luz e água...


Então vamos lá Rui....

O SEP afirmava que com mais enfermeiros a Enfermagem ia ser boa e bem paga.
Vejamos, temos mais enfermeiros e o que temos?

- Desemprego!
- Precariedade!
- Maus salários!
- A qualidade de cuidados não melhorou!
- Instabilidade!
- Humilhação laboral!

Enfim, a vossa promessa afinal resume-se à montanha que pariu um rato. De modo que não estou a ver o seu ponto de vista!

Anónimo disse...

Ah... não passe a vida a culpar o governo.... para o Cassete Carvalhas... por uma vez, tente tirar uma solução da sua cabeça!

Vê? É por isto que o SEP é hoje um sindicato ridicularizado, odiado e só vai tendo inscrições porque os enfermeiros se vêm entre a espada e a parede.
Olhe, eu, que já fui do SEP não dou mais dinheiro a comunas!

Anónimo disse...

Olhe no que dá a "quantidade"

http://doutorenfermeiro.blogspot.com/2008/05/o-mundo-acadmico-radicalmente.html

Anónimo disse...

Rui, percebe que este ressabiados, só querem é atingir o SEP e nem sequer és tu o alvo.

Anónimo disse...

Ressabiados?

Anónimo disse...

Trabalho no privado. Na minha instituição não há falta de enfermeiros. Ao vir para o privado evolui 20 anos na carreira(estou a falar de dinheiro. Não votei no socrates.

Anónimo disse...

Caro Colega Rui, eu vivi o 25 de Abril. Como todos quis melhores dias que o tempo tem acinzentado.
Nãõ vou falar da governação Sócrates porque fico enjoada mas estamos bem piores do que há alguns anos.
Quanto à negociação da Carreira de Enfermagem talvez tivesse dado o pulo sonhado se os sindicatos tivessem lutado em conjunto e se o SEP não tivesse abandonado as negociações. Mas o tempo muda e quem sabe....? E já agora, porque há duas propostas de Carreira diferentes? a do SEP e a da FENSE ? Eu sou do SE e não entendo a disparidade entre as duas.....
Caro Colega não ataque o Blog do Doutor Enfermeiro porque como poderá ler ,e tenho a certeza que o tem feito e até comentado, é um Blog lutador contra a precariedade e o abandono a que os Enfermeiros têm sido votados. É um Blog que alerta a consciência da Classe desde há muito tempo e sobre diversos aspectos.
Os LUTADORES têm que se unir sob a bandeira branca da Enfermagem

Um Abraço Colega