terça-feira, 6 de maio de 2008

MEDO !!!!!!!!!!!!!!

A angústia chega por volta desta hora…
Penso nos meus 2 filhos, e fico a pensar no que gostaria que eles vivessem e não vão viver. Sem saudosismo mas com melancolia….
Começo pela história, e desespero quando penso que para eles o 25 de Abril será só um feriado tipo o dia da Imaculada Conceição. No mínimo chocante.
Depois penso que nunca vão saber o que é (foi) um ZX Specctrum e o excepcional som dos jogos a carregar.
Quando passo às doenças a coisa complica, eu tive varicela, sarampo, papeira, escarlatina, etc, etc…. Os desgraçados têm quanto muito varicela e depois tudo o resto são viroses ou a 5ª doença, que ainda ninguém me soube explicar o que é. E agora em vez de irem para o hospital telefona-se para a saúde 24. Qual é a criança que saberá a riqueza artística da iosina ?
Depois penso nas brincadeiras, saberão eles, que giga, era o nome dado à bicicleta, algum deles saberá jogar à carica ou jogar ao bafa?….. Saberão construir uma cabana em cima de uma árvore?
E fisgas, e fazer um papagaio com a cola feita de farinha e água ?
E grilos saberão ter arte e engenho para os apanhar?
Conhecerão o verdadeiro significado da ferida abrasiva, aquela quando caíamos na gravilha? Hoje tudo é sintético….
Mas existem coisas mais tristes, como explicar aos meus filhos a importância do festival da canção ou dos jogos sem fronteiras. Podia ser mau, mas framboesas com canderel não é melhor….
Já nem vou falar da abelha maia, do marco, da heidi dos queijinhos frescos e da Ana Faria…..
E na economia, nunca saberão o que é (foi) o escudo….tentem lá dizer ao petiz o que é o cifrão - $ -.
Algum dia vão saber o que era o restaurador olex ou a pasta medicinal couto…..
Como explicar quem foi o Eng. Sousa Veloso ou o Vasco Granja ou até mesmo o Eládio Climaco…..
E o Totta que já não é Açores, nem o BES é Comercial de Lisboa…..O Fonsecas, o Pinto Sotto Mayor…..
E os táxis porque já não são pretos e verdes……

1 comentário:

psikiatrices disse...

A aprendizagem das crianças passa por aquilo queos adultos lhes proporcionam ou lhes dispertam a atenção. Portanto ele tambem vão ter a oportunidade de saber qual a infancia dos pais.
ex. Não me lembro de ver jogar o Eusébio ou o Pelé e sei quem são e ja vi golos deles, No 25 Abril era uma criança muito pequena e dei-me conta dos acontecimentos posteriormente, Não me lembro dos beatles, da Maria de lurdes Modesto, da Simone de Oliveira a cantar a desfolhada, etc...
Mas isto e muito mais, faz parte da cultura de um povo em que foi desenvolvida em mim a curiorisidade que a oralidade me despertou.
Fale-se da nossa infancia aos nossos filhos que eles tentam comparar e inclusivé podemos ter muitas surpresas, como vê-los ajogar à "carica" era assim que na minha terra se chamava, à pata, ou à mosca. Agora temos de ter a consciencia que melhores ou piores os tempos estão é decisivamente diferentes.