sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

A RODA E O REGISTRO, UMA PARCERIA ENTRE PROFESSOR, ALUNOS E CONNHECIMENTO




WARSCHUER, Cecília (1993)

Cecília Warschuer é brasileira e doutorada, dá aulas na universidade de S. Paulo

Neste texto a autora afirma-se apaixonada pelo mundo e dedicada a educação. A roda e o registro, uma parceria entre professor, alunos e conhecimento é uma das suas obras mais conhecidas e traduzidas.

A autora começa por algo aparentemente simples quando refere que registrar é deixar marcas pág 61., mas essencialmente marcas que traduzem vida que traduzem experiências.

Da sua própria experiência a autora refere-nos dois tipos de registo um individual a que chama diário e outro colectivo. Valorizando o diário como a bengala que aproxima teoria e prática pedagógica.

Como Loreto nos dizia, esta autora também entende o registo como uma reconstrução que proporciona condições especiais para o acto de reflectir pág 61. A autora disseca ainda sobre a sua experiência de professora revelando que para ela um diário poderá ter várias vertentes, referindo o sujeito, a realidade, as necessidades, o relacionamento e às rotinas. Tal qual o poderíamos fazer na nossa profissão.

Destaco como curiosidade a diferença que a autora revela entre os seus diários quando começou a trabalhar e mais tarde. Na primeira situação muito factual na segunda mais reflexiva e pensativa.

Como outros autores nos foram referindo ao longo deste trajecto reflexivo também para a autora deste texto registar é a partir das vivências do papel , adquirir certa distância delas, necessária para o acto reflexivo pág 62. Ou seja a importância de ver as coisas de fora, algo que já vou conseguindo fazer cada vez mais no meu dia a dia pessoal e profissional.

O registo segundo a autora, foge de uma lógica repetitiva e mecânica para ajudar a construir uma memória compreensiva.

Logo chegamos a conclusão que o diário estimula a memória compreensiva servindo de impulso a ligação entre teoria e prática. Reconheço que na Enfermagem os nossos registos de enfermagem nem sempre desempenham este papel.

Logo o diário tem uma continuidade e um caminho de futuro beneficiando formandos e formadores segundo a autora.

Construímos um futuro com base numa prática reflexiva onde dúvidas e incertezas estão presentes no sentido da criação.

A autora remete-nos para um diário simples e muito oralizado, continuando a referir a sua experiência. Julgo que deveríamos enveredar pelo mesmo. Sair dos serviços pegar numa caneta e a ainda que mal, e a pressa pudéssemos registar algo que contribuísse para o futuro e para a mudança.

Como em textos anteriores vimos, a autora refere a escrita como algo perigoso que nos coloca em confronto connosco, mas naturalmente nos promove o crescimento.

A autora termina o texto por nos dar um exemplo de como funcionava com os alunos e de certa forma como mudou o seu comportamento em crianças com base em jogos e reflexão. Daqui o nome de roda. Claro está roda de transmissão de conhecimentos.

Mais uma vez esta “Roda” aqui sugerida pela autora me leva para os momentos de reflexão no seio da equipa de enfermagem do meu serviço. Acções de formação, prestação de cuidados, passagem de turno….

O que me leva mais uma vez a questionar o tipo de registos que fazemos se são “primários”, meramente descritivos de situações ocorridas, ou se vão mais longe apontando caminhos orientadores e reflexões sobre o cuidar?

Ex 1: "O doente foi massajado e posicionado…… Dormiu por curtos períodos, por apresentar queixas álgicas…"

Ex 2: "O doente foi massajado e posicionado, devendo ser adoptado de futuro o decúbito lateral esquerdo de forma preferencial por o doente apresentar um melhor padrão respiratório….Doente dormiu por curtos períodos, podendo ser tentado de futuro que se faça aplicação de calor húmido nas zonas onde apresenta mais queixas álgicas, bem como massagem, para avaliar de um eventual melhor resultado sobre o sono…. "

2 comentários:

Anónimo disse...

então e que papel resta para o plano de cuidados se optarmos por notas do tipo 2 ?

Anónimo disse...

Parece-me sem dúvida que o 2º tipo de registo é mais completo não invalidadndo o plano de cuidados. Ao fim de contas os registos de Enfermagem fazem parte integrante do plano de cuidados