segunda-feira, 31 de março de 2008

4 EXCELENTES HORAS DE AULAS

Não tive dúvidas nenhumas em afirmar que foram as 4 horas mais interessantes horas do complemento de formação. De uma forma empenhada, descontraída e intimista, 4 grupos de colegas apresentaram trabalhos de grupo sobre novos desafios na enfermagem.

E enganam-se aqueles que pensam que se foi falar das desgraças da profissão, dos vínculos, do desemprego, das novas profissões, de EPE´s ou PPP´s.

Falou-se de ser ENFERMEIRO

O carpir de mágoas deu lugar a 4 brilhantes exposições.

1º Eutanásia – Começou com um excelente excerto de um filme sobre a morte de RAMON SAMPEDRO “mar a dentro”, prosseguindo lançando questões sobre esta temática cada vez mais actual. Como agir?

2º Intervenção na Comunidade Cigana – Uma abordagem global a esta comunidade tantas vezes botada ao ostracismo nas instituições de saúde. Percebendo melhor algumas questões culturais traçaram-se caminhos no combate a “CIGANOFOBIA” que reina entre muitos profissionais de saúde. Serão os ciganos, afinal diferentes de todos os outros ?

3º Envelhecer… Hoje – Um drama da sociedade moderna a que urge dar resposta, apontar para a intervenção dos enfermeiros no preparar da “Envelhescência”. Enquadrada a teoria, as colegas teatralizaram situações com que somos confrontados no dia a dia, os Velhos e as suas famílias. Terminaram com chave de ouro, com várias imagens alusivas à solidão ao som da música de Mafalda Veiga “o Velho”.

4º Ser Pai – Muito interessante. O papel do Pai ao longo dos séculos e o seu crescente papel em actividades como o acompanhamento da saúde dos filhos. Termos como pai galinha foram dissecados, fazendo-nos reflectir enquanto objecto e sujeito da prestação de cuidados. Uma brilhante selecção fotográfica culminou na apresentação de um vídeo com o testemunho de filhos e outros familiares dos colegas sobre o papel do pai. Vários testemunhos na primeira pessoa que conferiram uma riqueza ao trabalho já de si precioso.

Assim se saí de uma aula a dizer - continua a valer a pena ser ENFERMEIRO

3 comentários:

FILMES MARADOS disse...

Acho que me esqueci de dar os parabéns a esta malta fantástica

Anónimo disse...

PARABÉNS A TODOS E TAMBÉM A TI PELO MODO COMO ESCREVES.

Anónimo disse...

Obrigado Rui pela forma como nos ves e nos fazes ver ....
"ver através dos olhos dos outros aquilo que não consigo ver através dos meus...."