quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

NOVAS PROBLEMÁTICAS DA SAÚDE


Ora aí está. O complemento de formação no seu auge….


Já aqui vos falei da monografia, e da intenção de estudar o impacto dos vínculos laborais na satisfação profissional.

Mas como diria o poeta o mundo pula e avança como uma bola colorida nas mãos de uma criança. E esta bola deve ser saltitona, e que cada vez mais, pula e avança. “Como uma força que ninguém pode parar”.

Desta vez falo de um outro trabalho, ainda no tubo de ensaio, ainda em fase de preposição ao docente responsável pela cadeira. A ver vamos….

O desafio do docente, prende-se com as NOVAS PROBLEMÁTICAS DA SAÚDE no que diz respeito à globalização e multiculturalidade.

Eu, o João Quintinha, o Paulo Cunha (estes de quem já aqui falei) mais 3 colegas: Dália, Margarida e Cláudia, as 2 primeiras do CS Mafra e a 3ª da Médis, propomo-nos abordar a temática pelo lado da espiritualidade/religiosidade. Ou seja que desafios se colocam ao Enfermeiros na sua praxis diária perante Hindus, Cristãos, Muçulmanos, Budistas, Testemunhas de Jeová e Judeus. Ou se quisermos o que estes seres humanos sentem quando confrontados com o mesmo cuidado de Enfermagem.

Estaremos nós despertos e atentos para respeitar rituais, crenças, valores num momento como por exemplo, o cuidar do corpo deste?

Mais do que tudo queremos dar voz a estas comunidades e reperspectivar acções….

Sem comentários: