segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

COMPETIÇÃO DE REMO

UMA LIÇÃO DE GESTÃO!

Portugal enviou a sua equipa nacional ao Japão, para uma competição de remo. A competição tem lugar e a equipa Portuguesa fica pessimamente classificada, a uma hora da equipa ganhadora, a Japonesa.

Os responsáveis da federação, indignados, fazem uma sucessão de reuniões para diagnosticar as razões de tão mau resultado, produzindo no final o seguinte relatório:

Japão – 1 Chefe de Equipa / 10 remadores
Portugal – 1 Chefe de equipa / 9 assessores / 1 remador

Descoberto que esteva o grande erro, a equipa portuguesa é remodelada para a competição seguinte.

Mais uma vez os Japoneses foram os ganhadores, tendo a equipa portuguesa ficando a 2 horas das dos vencedores.

Novas reuniões, viagens de estudo, contratação de uma consultora, relatório constou:

Japão – 1 Chefe de Equipa /10 remadores
Portugal – 1 Chefe de equipa / 3 chefes de departamento / 6 chefes de secção / 1 remador

Feita uma nova identificação de causas, uma vez mais a equipa é remodelada. Desta feita tudo foi levado em conta: reizing, dowsizing, engineering, consulta a economistas e gestores, contratação de consultores, integração de conceitos de modernidade, etc, etc, tudo passou a ser considerado.

Porém na hora da competição, Portugal tem nova derrota ainda mais clamorosa. Fica a 3 horas dos vencedores.

Depois de muita discussão, inquéritos e recurso à legislação chega-se finalmente a uma conclusão: desta feita definitiva:

O PROBLEMA ERA O REMADOR!
Claro e evidentemente que com toda a certeza, por culpa do sindicato ……..
(Manuel Oliveira)

Parece-me um pouco a Enfermagem e os comentários recentes que tenho lido neste e noutros blogs, da parte de alguns remadores, ou por outra Enfermeiros. A culpa é sempre de quem não deve ser!

2 comentários:

Anónimo disse...

muito bom, o doutor enfermeiro e os outros todos Tiago Cunha, O enfermeiro devem ser analistas convidados da equipa portuguesa

Vitor A. disse...

Caro colega,
Saúdo-o pelo blog.

Vim Hoje pela 1º vez ao seu blog e de certa maneira fiquei algo desiludido. Não pela excelente tematica que foca, mas pela "competição" que começa a revelar em relação do outros Blog´s, desprestigiando-o a si e aos outros. Li a 1º vez e tive essa noção, Li pela 2º e 3º vez e cheguei á mesma conclusão.

Permita-me discordar da sua interpretação desta "Anedota", sobejamente utilizada em formação de quadros superiores de empresas e que "adapta" á nossa classe.

A culpa é de quem toma as decisões e não se responsabiliza por elas. Não assume as consequencias e não aprende com elas.

A nossa classe tem muitos remadores, uns bons e outros menos bons. O problema é quando os os menos bons se atrelam aos bons e estes ultimos, alguns, se acomodam. E os comandantes assim o permitem, sejam eles poucos ou muitos. Metaforicamente falando.
Lamentavelmente na minha perspectiva.

A nossa classe, já o disse e torno a afirmar, não é desunida, mas está desorientada. Nota-se pela diversidade de blog´s que estão ligados á enfermagem, cada um com o seu ponto de referencia que visam a dignificação da nossa carreira e classe e o seu reconhecimento meritório perante a sociadade. Mas se reparar, as estratégias adoptadas para o cumprimento desse objectivo não é consensual e por vezes competitivo e algumas vezes "insultuoso" e motivo de "chacota" para outras classes, nada benéfico.
Não está em causa o numero de blog´s, porque ainda bem que os há, havendo diversidade de opiniões e ideias. É pena que alguns deles colidam e levam os colegas a colidirem-se nas opiniões e por vezes a usarem termos menos proprios

"A culpa é sempre de quem não deve ser!" Mas o deixa ser, sem se mexer...

Analistas somos todos nós. É pena que apenas alguns são analistas e remadores. Sabém estar nos dois lados.

Mais um vez reafirmo, esta é uma opinião pessoal.

Mais uma vez o saúdo pelo seu blog.