quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

OS MACACOS E AS BANANAS - O PORQUÊ DO QUE FAZEMOS...



"Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa gaiola e, no meio desta, uma escada com bananas em cima.

Toda as vezes que um dos macacos começava a subir a escada, um dispositivo automático fazia jorrar água gelada sobre os demais macacos.

Passado certo tempo, todas as vezes que qualquer dos macacos esboçava um início de subida na escada, os demais o espancavam (evitando assim a água gelada). Obviamente, após certo tempo, nenhum dos macacos se arriscava a subir a escada, apesar da tentação.


Os cientistas decidiram então substituir um dos macacos. A primeira coisa que o macaco novo fez, foi tentar subir a escada. Imediatamente os demais começaram a espancá-lo.

Após vários espancamentos o novo membro desta comunidade aprendeu a não subir a escada, embora jamais soubesse porquê.

Um segundo macaco foi substituído e ocorreu com ele o mesmo que com o primeiro. O primeiro macaco que havia sido substituído participou, juntamente com os demais, do espancamento.
Um terceiro macaco foi trocado e o mesmo (espancamento, etc.) foi repetido. Um quarto e o quinto macaco foram trocados, um de cada vez, com intervalos adequados, repetindo-se os espancamentos dos novatos quando das suas tentativas para subir a escada.

O que sobrou foi um grupo de cinco macacos que, embora nunca tenham recebido um chuveiro frio, continuavam a espancar todos os macacos que tentassem subir a escada.

Se fosse possível conversar com os macacos e perguntar-lhes por que espancavam os que tentavam subir a escada ... Aposto que a resposta seria:

“Eu não sei – esta é a forma como as coisas são feitas por aqui”

Isto, ou este comportamento, esta resposta, não lhe parecem familiares ???"

Texto extraído de um mail formato PoewrPoint enviado pelo Enfermeiro Luís Miguel Ferreira, Enfermeiro do Hosp. Pulido Valente, EPE e meu Colega do VIII CCFE da ESEL polo ESE MFR. Na introdução do mail é referido " ....A apresentação que se encontra a partir do próximo slide foi criada por artista israelense desconhecido e editada em inglês por Cindy Holdemqueen. O original tinha os textos em inglês e hebraico...". O texto sofreu algumas alterações por se encontrar redigido em Brasileiro.

9 comentários:

Anónimo disse...

Ca Ganda macaco que tu me saiste

Anónimo disse...

Parece-me familiar. Qd alguem me disse que não conseguia esvaziar um balão de uma algália

Anónimo disse...

Que linda história!!!! Um belo ensinamento de vida. Estou comovido. Os macacos ficaram muito magoados

Anónimo disse...

A Aida pergunta as bananas ficaram estragadas?

Anónimo disse...

Como afirmou Einstein é mais fácil destruir um átomo do que destruir um preconceito... Neste texto se mostra como eles se constroem. Pode ser que isso nos ajude a destruir alguns.

FILMES MARADOS disse...

"É melhor trabalhar, com riscos de fracasso do que nada fazer, por medo de fracassar"A. Ortega Gaisan.
Grande abraço sincero aos amigos e colegas de serviço, quem sabe até macacos - Teresa Branco, Miranda, Aida e Corista. Assim se estimula a que reflictam. Quanto ao balão da algália irá constar do meu diário de aprendizagem privado. Só tenho a aprender com vocês, amigos.

Anónimo disse...

Comentando mais a sério, esse é um pouco o espelho da nossa sociedade. Muitas vezes fazemos as coisas sem termos a noção porque é que as fazemos. Mas a vida que vivemos é tão acelerada que "não nos permite" pensar nela. Só quando nos encontramos numa situação complicada e de dificíl resolução é que paramos para pensar e perguntar:- Porque é que...?
Um grande abraço e não leves a mal a pequena bricadeira. Continua o teu excelente trabalho

Anónimo disse...

"O homem é mais propenso a contentar-se com as ideias dos outros, do que a reflectir e a raciocinar."

Alexandre Herculano

É parecido ao macaco. Eh, Eh

miguel disse...

Macacos somos todos nós,pena só abrimos os olhos muitas vezes tarde de mais, mesmo assim alguns nunca abrem os olhos.
Um abraço
Miguel