sábado, 19 de julho de 2008

ACABA AQUI ESTE BLOG, ATÉ SEMPRE AMIGOS

Tudo tem um princípio e um fim.
É chegada a hora de colocar um ponto final neste Blog. Como um professor uma vez me disse, um Blog “é um diário de determinada etapa ou vivência…”.

Começou tendo por base o complemento de formação e a disciplina de formação em contextos de trabalho, mas rapidamente se transformou em algo em que tive a liberdade de divagar sobre o tudo e o nada. Sem dias ou temas certos deixei-me levar ao sabor do meu mais prazeroso apetite.
Foram transversais neste Blog dois temas, o próprio Curso de Complemento de Formação e a reflexão Social e Sindical da nossa profissão.

Gostaria de prestar o meu agradecimento a todos os que contribuíram para que tal tivesse sido possível:

Paula Alves – A companheira dos bons e maus momentos e musa inspiradora de todo este trajecto académico, mais que um apoio um porto seguro.
Rafa e Zé – Os meus dois filhos que tiveram durante este ano um Pai por vezes mais ausente

João Quintinha e Paulo Cunha – Os camaradas e companheiros de 90 % dos trabalhos realizados, mas acima de tudo verdadeiros amigos.
Cláudia Baltazar, Dália e Margarida - Pessoas que se deixaram descobrir e com quem realizei um dos trabalhos mais interessantes e intensos de todos o CCFE. Não tenho dúvidas que a amizade fica e perdura. Foi a morte nas diferentes religiões que nos uniu.
Fernanda, Sónia, Lídia e Carla – Colegas do meu Hospital com quem fiz um trabalho de Gestão muito bom e que julgo poder servir de base para o lançamento de algumas questões relativas ao Hospital de Todos Os Santos. Brilhante reflexão sobre o futuro. O nosso futuro….
Helena Pinto, Evelise, Miguel, Tânia - Colegas do Pulido e Sta. Maria com quem fiz o primeiro trabalho de grupo, muito se reflectiu sobre formação em contextos de trabalho, foi o primeiro trabalho e o primeiro grupo ainda antes do natal, mas muito bom na reflexão crítica e na troca de experiências.

E de…..tantos outros colegas gostaria de aqui falar, se calhar, todos os outros de uma turma 5 estrelas. Sei que me vou esquecer de alguns, mas sintam-se todos referenciados.

Pelos contributos para o blog, foi das primeiras, destaco a Paula Cruz e o seu texto sobre Cuidados Paliativos, bem como o estudo conjunto para a disciplina de gestão.

Mas tanta gente simpática e amiga conheci com quem pude partilhar momentos muito bons; Sofia Barata, Coimbra, Fátima Mateus, Laureano, Sílvia, Mércia, Gumer ( o nosso espanhol reivindicativo e sempre com razão), Marta ( a mulher dos sapatos bonitos…..), Sandra ( a nossa grávida), Mafalda ( a mulher que precisava que cuidassem dos enfermeiros, e bem ). Desculpa Mafalda ter-te envergonhado numa aula. A Fátima Lavrador que voltei a encontrar mais de 10 anos depois (já sem pertencer à tuna da Bissaya).

Foi ainda gratificante conhecer colegas com uma enorme experiência como o João Beirão e a Judite, símbolos de experiência e maturidade.

E sinceramente todos os outros que aqui não referi nominalmente mas que me ficam na retina pelas melhores coisas. Enfim uma turma especial com gente especial que transformou as 2ªas, 3ªas e 4ªas em algo mais aprazível do que pensaria.

Um agradecimento especial a alguns professores que marcaram este percurso formativo e que por várias ordens de razão não esquecerei: Pedro Lucas – O nosso Orientador, Edmundo Sousa – O coordenador que teve que levar com os nossos desabafos, Camacho Cardoso – Com todo o respeito a pessoa com quem mais divergências tive, mas que de certa forma também me ajudou a crescer, Mota Guedes – responsável pela formação em contextos de trabalho a quem deixamos boas sugestões para continuar ainda que de uma forma mais aligeirada, Gloria Tolleti e Maria José Nogueira – Responsáveis pela cadeira de opção “cuidar de si e do outro”, foi a cereja em cima do bolo deste complemento, cuidaram mesmo de nós, Maria Saraiva – O pragmatismo ao serviço da investigação, contundente e sempre um apoio esclarecido e concreto, Nabais – um colega que nos quis dar uma visão diferente das coisas e do qual fui o responsável por ataques de outros blogues à sua pessoa, Alice Curado – O apoio brilhante na área da estatística.

Um agradecimento especial aos diversos funcionários da escola que tornaram este percurso possível – Olga – a mulher que nos alimentou, D. Celeste – uma recepcionista ao serviço dos estudantes, O Segurança – Homem com quem descontraiamos nas mais elevadas horas da noite(pena não ser portista).

Contudo não poderei terminar este Blog sem outros agradecimentos muito pessoais e vão para 3 mulheres que viveram comigo alguns anos da minha vida diariamente no SEP – A Paula, a Sandra e a D. Umbelina (3 funcionárias do SEP que de forma sistemática se preocuparam em me apoiar, senti-as comigo desde o primeiro ao último dia) . E vou continuar a contar com elas....

Agradeço ainda a algumas pessoas que com as suas reflexões contribuíram para que este Blog fosse possível e tivesse mais conteúdo – Alexandre Castro, Pedro Frias, Bruno Muchagato e José Carlos Martins.

Encerro aqui um ciclo que devo aos meus pais, continuando a ser uma pessoa com mais projectos do que memórias.

E os projectos passam por aqueles a quem ainda não agradeci, mas foram dos que mais ajudaram neste último ano – OS ENFERMEIROS DO SERVIÇO DE UROLOGIA DO H. S. JOSÉ, é com eles que conto continuar a desenvolver competências. Em boa altura tive de regressar ao Hospital e tive uma Enfermeira Directora – Ana Soares, que me colocou um serviço carenciado, mas onde somos ENFERMEIROS. Mesmo com letra grande.

Até sempre, estarei sempre onde se fale ENFERMAGEM
Por fim deixo-vos com um olhar reflexivo de Woody Allen...
"A Minha Próxima Vida"
"Na minha próxima vida quero vivê-la de trás para a frente.Começar morto para despachar logo esse assunto.Depois acordar num lar de idosos e sentir-me melhor a cada dia que passa.Ser expulso porque estou demasiado saudável.Ir receber a pensão e começar a trabalhar.Receber logo um relógio de ouro no primeiro dia. Trabalhar 40 anos até ser novo o suficiente para gozar a reforma. Divertir-me, embebedar-me e ser de uma forma geral promíscuo, e depois estar pronto para o liceu. Em seguida a primária. Fica-se criança e brinca-se, não temos responsabilidades e ficamos um bébé até nascermos. Por fim, passamos 9 meses a flutuar num spa de luxo com aquecimento central, serviço de quartos à descrição e um quarto maior de dia para dia.E depois Voila... Acaba como um orgasmo!!!

15 comentários:

Anónimo disse...

Felicito-o pelo trabalho desenvolvido. 11 500 pessoas por cá passaram em 9 meses. Tudo de bom para o colega

Anónimo disse...

Terminar um projecto não é o fim de um percurso. Não é nenhuma comédia, nem nenhum drama, nem nenhuma tragédia. É seguramente uma festa, se esse projecto foi concretizado. Julgo que foi o caso deste blogue do Rui Santos.
Agrdeço ao Rui a oportunidade que me deu de ver publicados neste espaço dois dos meus poemas. E guardo para mim a honra de ter inaugurado o espaço dos comentários, logo no primeiro post.
As maiores felecidades para o Rui Santos.
Alexandre de Castro

Anónimo disse...

Sem dúvida que foi um ano de grande aprendizagem e de conhecimento de pessoas excelentes. Até sempre. Dália

Anónimo disse...

Já dizia Lavoisier: "Nada se ganha, nada se perde, tudo se transforma".
Espero que Depois deste blogue, surjam outros projectos que concerteza desenvolveram um pouco mais a profissão...
Até breve!

FILMES MARADOS disse...

Obrigado por estas palavras e muito em especial pelos inúmeros mails que tenho recebido de amigos, com palavras no mínimo úteis...e que dão muito que pensar.

Doutor Enfermeiro disse...

Boa sorte!

Unknown disse...

Foi muito bom rever-te e conhecer toda aquela gente que me deixou sem dúvida mais "rica", obrigado a todos.

Anónimo disse...

Excelente Rui. Sempre foste uma voz incómoda mas das mais acertadas. Quiseste mudar por dentro. Correram contigo do SEP, porque apesar de comunista não eras um yesman, tinhas a tua própria forma de pensar.Continua o teu caminho, eu sei que vais longe. Com o medo das tuas capacidades empurrarm-te borda fora.... Vão definhar, só o Frias pode salvar aquele barco, mas ele também se sabe vender bem ao puder. Assiste ao trajecto dele.... e espera pelas surpresas. A que ficou no teu lugar só lá está porque além de ter cartão, não põe em causa nada nem nínguém. Se o PC disser que é assado ela não faz cozido....

FILMES MARADOS disse...

COMO SEMPRE NÃO APAGO COMENTÁRIOS DO BLOG, O ANTERIOR COMENTÁRIO PARTE DE VÁRIAS PERMISSAS ERRADAS E PARA MIM NÃO TEM QUALQUER VALOR, NEM NOS SUPOSTOS ELOGIOS QUE ME SÃO FEITOS

Anónimo disse...

“Num tempo de engano universal, dizer a verdade é um acto revolucionário” George Orwell e acrescento: para além de ser um acto revolucionário a verdade incomoda muita gente! Será que não é isto que o colega Frias faz? Limita-se a dizer verdades e a lutar por elas.

Continue colega, óptimo trabalho!
Beijos

joão disse...

http://wwwjosemalm.blogspot.com
Eu já encontrei! gostaria de encontrar?

Anónimo disse...

justify joueb deadlong pharma jmis skips prescribers behala taksal denmarkdansk envisage
semelokertes marchimundui

Anónimo disse...

Scharfe Teenies ab 18 live hinter der eigenen livecam.
Willst du mit ihnen chatten? Melde dich jetzt unverbindlich an und du erhälst gleich 50 Coins für die liveshow gratis!
Erlebe versaute [b][url=http://free-teen.org]Teen Sex Cams[/url][/b]. Gerade erst 18 und schon so sexsüchtig.

[url=http://www.pawno-polska.yoyo.pl/viewtopic.php?p=7873#7873]Teen Tube[/url]
[url=http://ultimate-fdm.fanfusion.org/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=21074]Amateur Teens[/url]
[url=http://tradefloorsupport.com/forums/viewtopic.php?f=3&t=60945]Teen Tube[/url]

[url=http://bar-clan.org/forum/user-19006.html]Free Teens[/url]
[url=http://youpokedthebear.com/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=118206]Teen Tube[/url]
[url=http://vipgames.com.nu/index.php?action=profile;u=1936]Free Teen[/url]

http://www.clubpassion.org/memberlist.php?mode=viewprofile&u=12078 http://kinotorba.net/index.php?subaction=userinfo&user=LiveTeens http://playingcardsforum.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=12990 webcam[/url]

Anónimo disse...

100datingwebsites.com

Anónimo disse...

The information were very helpful for me, I've bookmarked this post, Please share more information about this
Thanks