sábado, 2 de fevereiro de 2008
AINDA AS QUESTÕES DO EMPREGO ...
Olhar reflectido por
FILMES MARADOS
à(s)
11:51
10
olhares reflexivos
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
ENFERMEIROS EMPREENDEDORES
Recentemente reagi algo negativamente, e quem sabe emotivamente a ideia do empreendedorismo na Enfermagem, reconheço que pode ter os seus méritos, contudo julgo que temos uma profissão vocacionada para cuidados gerais e que este pode ser um caminho pantanoso. Senão vejamos:
"Licenciados em Enfermagem, prestam cuidados de Enfermagem. Realizamos Entubações, Algaliações, Administração de Terapêutica(Por via IM, EV, oral, sub-cutânea, entre outros), todo o tipo de Pensos. Cuidamos de individuos acamados, com alterações do foro psicológico, com necessidades pré-operatorias e outras necessidades. Trabalhamos a recibos verdes, com utentes particulares, lares de 3ª idade, empresas de prestação a cuidados ao domicilio, e outros.Se necessário também o auxiliamos na exexução da sua higiene diária, bem como na limpeza das suas roupas e do seu lar. Se necessita de nós, não exite em contactar-nos. E-mail:josemanuel_santso@hotmail.comTelefone: 968322758Estamos aqui para o ajudar..Deslocamo-nos em qualquer zona do Distrito de Viseu, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Aveiro entre outros" in site http://portocity.olx.pt/cuidados-de-enfermagem-iid-5620975 .
Destacados são meus.
Sugiro ainda a visita ao site da firma Duarte e Gomes
http://www.duarteegomes.pt/ que se apresenta assim:
"Somos uma empresa jovem e dinâmica, criada em Abril de 2007, que após estudo do mercado e tendo em atenção a realidade dos nossos dias, pretende dar resposta afirmativa a algumas necessidades da sociedade.Não tem tempo para engomar ou lavar a sua roupa? Precisa de arranjar a sua roupa? NÓS SOMOS A SOLUÇÃO".
Mas, mais à frente no mesmo site clicando em "Apoio Domiciliario" temos "Enfermagem" - com a seguinte inscrição "Temos pessoal especializado para responder às suas necessidades de cuidados de enfermagem ao domicílio".
É isto que me assusta no empreendedorismo...
Olhar reflectido por
FILMES MARADOS
à(s)
06:09
7
olhares reflexivos
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
A NOSSA ACTIVIDADE QUOTIDIANA
Olhar reflectido por
FILMES MARADOS
à(s)
23:48
5
olhares reflexivos
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
FORMAR PARA MUDAR
Olhar reflectido por
FILMES MARADOS
à(s)
23:02
3
olhares reflexivos
O VALOR PEDAGÓGICO DO HUMOR
AFINAL É MESMO O PAÍS QUE SOMOS. SÁTIRA DE RICARDO ARAÚJO PEREIRA AO JÁ CÉLEBRE TELEFONEMA DO INEM.
Olhar reflectido por
FILMES MARADOS
à(s)
21:21
1 olhares reflexivos
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
O MEU PATRÃO FOI-SE EMBORA
Como diz Manuel Rodrigues, Anabela Pereira e Teresa Barroso, “ A saúde de cada pessoa depende do seu projecto de vida, do seu sentido de felicidade e da sua forma específica de estar no mundo”, julgo que foi por não estar atento a isto que o meu patrão se despediu ou foi despedido. Ainda não entendi. Ele não respeitou a individualidade do Ser Humano
Mas claramente, foi a população que de forma unida descredibilizou uma dita reforma da saúde que em nada se preocupava com os Seres Humanos. Numa politica meramente bancária, parafraseando Paulo Freire, o meu patrão era o grande depositante dos saberes da saúde, tornando o Ser Humano em mero recipiente sem opinião.
Só que os oprimidos revoltaram-se e afinal algum resultado surgiu. O meu patrão deixou de o ser.
Os clientes do SNS, parece-me que querem continuar a ser utentes, ou por outra PESSOAS que usam o serviço Nacional de Saúde – Público, Geral e Universal.
O meu ex-patrão negligenciou sobre o que Maria Loreto Paiva Couceiro dissertava “… o desenvolvimento das capacidades de evoluir e agir num ambiente complexo, de “aprender a aprender” ao longo de toda a vida, de reconstruir permanentemente conhecimentos e saberes.”.
Teimosamente o meu ex-patrão, continuou a ser o grande dono da verdade, humilhando profissionais com comparações bacocas e humilhando as pessoas que cada vez mais viam os cuidados de saúde mais distantes.
Foram precisas mortes, quedas, telefonemas do INEM para os Bombeiros, etc, etc, para ser posto a nu aquilo que sempre vimos enquanto profissionais de saúde. O SNS a definhar por questões de índole económica.
As reformas começaram pelo telhado e a casa naturalmente veio abaixo. As USF´s a meterem água, os cuidados continuados e paliativos entregues aos privados, os encerramentos a serem feitos com falta de rigor técnico e sem a devida cobertura promocional e assistencial, os hospitais à deriva, o desemprego a aumentar, a instabilidade laboral a graçar........Os Seres Humanos a desesperarem.
Mas existe mérito no trabalho do meu ex-patrão, o seu objectivo primordial que era a destruição do SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, esse ele atingiu.
E como em qualquer delapidação, os restos fragmentares estão por aí soltos. Caberá à minha nova Patroa, (pessoa que tecnicamente respeito e prezo), colar os cacos. Ela já se disse adepta do SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE (o que é positivo). No entanto também já se afirmou de acordo com a reforma em curso. Estará desde já baralhada, ou ainda não percebeu que estas duas afirmações são a antítese uma da outra?
A ver vamos. Mas tenho para mim que estamos só perante uma mera acção de cosmética. Muda-se o coveiro, mas o enterro continua dentro de momentos..... Com mais respeito, pelo menos nas palavras, pelo SER HUMANO.
Como diria o escritor Eça de Queirós "Este governo não cairá porque não é um edifício; sairá com benzina porque é uma nódoa." Assim foi com o meu ex-patrão.
Fica o desabafo de alguém que acredita num futuro melhor.
Olhar reflectido por
FILMES MARADOS
à(s)
23:21
5
olhares reflexivos
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
A ESCRITA ...
Olhar reflectido por
FILMES MARADOS
à(s)
13:27
0
olhares reflexivos
SEM PALAVRAS, VAMOS REFLECTIR SOBRE O PAÍS QUE TEMOS
SÓ NÃO SEI, SE ESTE É O PÁS QUE TEMOS OU QUE SOMOS.
A DIFERENÇA DO VERBO PODE SER FUNDAMENTAL
TER É ALGO QUE NOS DERAM, SER É ALGO QUE NÓS CONSTRUÍMOS....
Olhar reflectido por
FILMES MARADOS
à(s)
12:32
3
olhares reflexivos